O Controller Jurídico e a Advocacia Moderna

Alguns questionamentos envolvem a atividade da controladoria jurídica que é nova e que a cada dia vem se fortalecendo nos escritórios de advocacia e mostrando sua importância no cenário jurídico. Então, “O que é a controladoria jurídica e qual a sua importância para a gestão de um escritório?”

Bom, controladoria jurídica ou “controller jurídico” pode ser definido como um departamento dentro do setor jurídico dos escritórios de advocacia que possui o manejo de diversas atividades, dentre elas, a organização de procedimentos que deverão ser cumpridos pela equipe na utilização do software interno, o qual, poderá fornecer relatórios para maior evolução e qualidade, agindo como um controle de qualidade.

A controladoria jurídica tem origem nos Estados Unidos – EUA, o qual, utiliza o termo “paralegal”, já no Brasil com o termo se aprimorou para: Controller Jurídico. A prática dessa atividade nos escritórios de advocacia é cada vez mais constante devido a migração dos processos do meio físico para o eletrônico, exigindo, assim, mais planejamento e organização para se ter melhores resultados no seu gerenciamento processual.

A atividade da controladoria jurídica atua não para burocratizar o setor, mas sim, como um suporte para o setor jurídico para o controle de prazos, além de passar segurança ao cliente do serviço prestado.

A controladoria age durante toda a fase processual, se iniciando pelo cadastro dos clientes e das informações jurídicas no software, acompanhamento processual e finalização com o arquivamento (físico).

Algumas das funções do controlador jurídico são: cadastro de processos no software; acompanhamento de distribuição, publicações e prazos; realização de protocolos; agendamento de sustentação oral e audiências; acompanhamento de andamento de processos; emissão de relatórios e arquivamento, dentre outros.

As vantagens da adoção da controladoria jurídica no escritório de advocacia é a garantia de eficiência, produtividade e a excelência na atividade prestada, o que, consequentemente contribuirá para a fidelização dos clientes, haja vista, a segurança que será repassada na prestação dos serviços contratados.

Flávia Fernanda Fontes Bezerra. Advogada OAB/PI n 19.218. Controller Jurídica do Escritório Almeida & Alencar – Advogados Associados. Graduada em Direito pelo Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA. Pós graduada em Trabalho e Processo do Trabalho pela Escola do Legislativo do Piauí – Alepi. Pós graduada em Gestão Pública com ênfase em licitações e contratos pela Escola do Legislativo do Piauí – Alepi. Pós graduanda em Direito Constitucional e Direito Administrativo pela Escola Superior de Advocacia do Piauí – ESAPI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *